A Biblioteca Escolar da Escola Cidade de Castelo Branco, em parceria com o grupo de História, assinalou o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, com um conjunto de palestras, realizadas nos dias 25, 29 e 30 de Janeiro, para as turmas A, B, C e D do 9.º Ano.

Os alunos “viajaram” até Auschwitz-Birkenau, pelo olhar fotográfico de alguém, que visitou este complexo de campos de concentração, situado no sul da Polónia, onde foram mortos mais de 1 milhão de prisioneiros. Um rio, uma estrada, campos e muros inofensivos e mudos testemunharam um dos maiores horrores da História Humana.

Os alunos tiveram, ainda, a oportunidade de conhecer uma amostra de livros e filmes sobre esta temática, existente na Biblioteca, e de ver vestuário marcado com a estrela de David, um importante símbolo do Judaísmo, que os judeus eram obrigados a usar nas roupas,  diferenciando-os  das outras pessoas.

Os alunos aperceberam-se das fragilidades humanas e consciencializaram-se para a necessidade de estarmos vigilantes, mesmo connosco próprios, para que os crimes perpetrados contra a Humanidade no passado não se repitam no presente.