Ao longo do mês de novembro, a professora bibliotecária, 2017.11 dicionarios-Bib CCBda Escola Cidade de Castelo Branco, Célia Rodrigues, tem levado a efeito, na Biblioteca da mesma Escola, sessões de sensibilização para o uso pleno do dicionário.

Esta atividade decorre, em articulação curricular, com a disciplina de Inglês e destina-se aos alunos das turmas do 8º ano, tendo, como objetivo principal, não só sensibilizar os alunos para o uso do dicionário, mas também prepará-los para a sua utilização, em contextos menos familiares, quando o nível de exigência, sempre crescente ao longo da sua formação académica, assim o exigir.

Nestas sessões, têm sido focados pontos como tipos de dicionários, características, e diversidade de informação que facultam.

Depois de uma primeira parte, eminentemente teórica, a professora propôs alguns desafios, tais como consultar o dicionário para proceder à divisão silábica, ver como se pronunciam palavras através da utilização de tabelas de transcrição fonética, que se encontram na maioria dos dicionários, e exercícios de índole gramatical.

Algumas tarefas suscitaram reações de surpresa, por parte dos alunos, tendo, no entanto revelado muito interesse e empenho nas atividades propostas.