As Nações Unidas dedicaram o dia 27 de janeiro à memória27 01 Holocausto1 do Holocausto, celebrando, assim, o aniversário de libertação do campo de concentração de Auschwitz.

O complexo dos campos de concentração de Auschwitz foi o maior de todos, criado pelo regime nazi. Entre 1940 e 1945 foram deportadas pelo menos 1,300,000 pessoas, das quais 1,100,000 eram judeus.

No âmbito desta celebração e, em articulação com a disciplina de História, as turmas de 9º ano foram convidadas a passar pela Biblioteca, onde esteve patente uma exposição de livros e filmes alusivos ao tema do Holocausto.

27 01 Holocausto2

Para introduzir a temática, foram utilizadas duas peças de roupa com a estrela de David, tendo os alunos sido questionados acerca do significado daquele símbolo. A professora bibliotecária, com base em fotografias reais, tiradas em Auschwitz I e II, sensibilizou os alunos, tendo divulgado alguns aspetos menos conhecidos do penoso dia a dia dos prisioneiros, destes campos de extermínio. Os alunos mostraram-se muito sensibilizados, traduzindo grande interesse pela atividade desenvolvida.