A Biblioteca Escolar da ESNA proporcionou aos alunos atividades diferenciadas, no âmbito da formação para os media e literacia digitais e de informação.

Com alunos de 8º ano, em parceria com as TIC, realizaram-se três sessões sobre literacias de informação. Os alunos, orientados pela coordenadora da BE/Cre, seguiram os passos do BIG 6 - guião de pesquisa de informação - e procuraram descobrir as seis etapas a percorrer para realizar um trabalho de pesquisa com bons resultados, e que se traduzisse em sucesso na aprendizagem.

Os alunos estiveram atentos para a importância de definir com exatidão o tema a pesquisar, a localização das fontes e a sua seleção, validade e fiabilidade. Compreenderam igualmente que é essencial confrontar a informação retirada de diversas fontes, tratá-la e convertê-la num trabalho pessoal e crítico, que deve ser sujeito à própria avaliação do aluno.

Ficou também claro que nenhum trabalho deverá ser entregue sem referir as respetivas fontes bibliográficas ou de páginas Web.