Na IV edição do Fronteira – Festival Literário de Castelo Branco –Edicao Fronteira 01, a Escola Secundária Nuno Álvares teve o imenso prazer de receber o escritor e cartoonista Luís Afonso, que cativou sobremaneira os jovens estudantes, numa sessão organizada pela Biblioteca Escolar.

Foi na Biblioteca Egas Moniz, repleta de alunos e professores, que este autor revelou um pouco da sua biografia, dando a conhecer o seu trabalho de cartoonista em Portugal. Guiou o auditório através da sua carreira, que se iniciou no ensino, enquanto professor de Geografia, encontrando-se há vários anos a publicar o seu trabalho de cartoonista em diversos jornais nacionais. Mostrou como constrói os seus cartoons, nomeadamente a mosca e o Bartoon, e como procede para se manter sempre atualizado e preparado para olhar os factos com humor e espírito crítico.

Edicao Fronteira 02Em 2012 editou o seu primeiro livro, O Comboio das Cinco, que é, "como não podia deixar de ser, uma história para os dias de hoje. Um professor perdido no Alentejo, quase sem sair do mesmo sítio, vê-se envolvido numa vertiginosa aventura que o levará longe, a um desfecho inesperado. Que se pode dizer? Este livro dava um filme. Ou não fosse Lopes uma criação de Luís Afonso."

 

 

 

 

Edicao Fronteira 03 Edicao Fronteira 04