netGIAE

Provas Finais, Exames Nacionais

 

 

A Semana da Leitura - 2015, do Agrupamento de Escolas Nuno Álvares, NA Semana-da-Leitura 01em Castelo Branco, ofereceu uma grande variedade de atividades, as quais decorreram maioritariamente entre os dias 16 e 20 de março.

Dinamizada pela Biblioteca Escolar/Centro de Recursos do Agrupamento, as atividades iniciaram no dia 10 de março com o "CERCICA_Projeto 4 leituras", ação dirigida aos docentes do Agrupamento, Alunos de Educação Especial, Pais e EE. Este evento decorreu na Biblioteca Municipal de Castelo Branco. No dia 11 de março, na Biblioteca Municipal de Vila Velha de Ródão, os alunos do 2º ciclo, já apurados, participaram no Concurso de Leitura.

NA Semana-da-Leitura 02

Palavras no Mundo foi o tema indicado pelo PNL para a dinamização da Semana da Leitura, a nível nacional. No Agrupamento de Escolas Nuno Álvares, durante toda a semana, aberto à comunidade escolar, decorreu uma Feira do Livro e estiveram ainda patentes exposições de Poesia e de símbolos da Páscoa. Em todos os anos letivos, nas aulas de Português, os docentes promoveram uma reflexão a partir de textos literários sobre Palavras no Mundo.

A propósito da temática e a coincidir com as outras atividades, o dia 16 de março ficou marcado pela participação de um grupo de alunos do Agrupamento da Escola Nuno Álvares numa Conferência de Imprensa, nas instalações da Câmara Municipal, para apresentação do Fronteira – Festival Literário de Castelo Branco, a realizar-se em abril, no qual está previsto a presença do escritor Mia Couto (4 de maio), sobre quem incidiu a participação dos alunos, através de uma performance relacionada com um texto do escritor.

NA Semana-da-Leitura 03

O "Sarau de Poesia- Um poema no Bolso", no mesmo dia 16 de março, contou com a participação de toda a comunidade escolar e a colaboração da Biblioteca Municipal e da Editora Alma Azul. Foi ainda agraciado com a presença do Sr. Vereador da Cultura, da Câmara Municipal e da Editora da Alma Azul. A solene Biblioteca Egas Moniz da Escola Nuno Álvares, onde decorreu o evento, apresentou-se muito pequena para o grande número de participantes. Desde tenras vozes, que efetivamente levavam um poema no bolso, a vozes em mudança e outras já bem definidas, os presentes assistiram a declamações de vários poetas, que emocionaram os presentes. A experiência acabou por ser motivadora, apelando a outros eventos do género, com uma reorganização de espaços e de intervenções. Nesse mesmo dia decorreu ainda a atividade "Hora do Conto", dirigida aos alunos do 1º ciclo.NA Semana-da-Leitura 04

O dia 17 de março começou com o evento Escritores na Escola_Projeto Mom _ Educação para o Voluntariado e a Cidadania Ativa, com interveninentes do 3º e 4º ano de escolaridade. Pelas 10.50 h, na Biblioteca Egas Moniz, vários alunos do 9º ano participaram no Encontro com Nuno Marçal_ Bibliomóvel de Proença a Nova, o qual partilhou a sua experiência e histórias marcadas pela humanidade que o caracteriza. Ao longo do dia, na Escola Nuno Álvares, toda a comunidade escolar teve livre acesso à carrinha Bibliomóvel, aí estacionada. Ainda no mesmo dia, decorreu a atividade Hora do Conto _ "A cozinheira de livros" , direcionada aos alunos do 1º ciclo, na Biblioteca FV. O dia 18 de março contou com diversas atividades: o Projeto SOBE_Saúde Oral e Bibliotecas Escolares, para os alunos do 1º ano, na Biblioteca CCB; Cinema Francês "Titeuf" , para os alunos do 2º ciclo, na escola FV; o Concurso de Ditado Ler mais ... Escrever melhor, 2ª fase, para os alunos do 5º e 9º anos.NA Semana-da-Leitura 05

A apresentação do Cinema Francês "Les visiteurs, na FV, a Hora do Conto – Dia do Pai, na Biblioteca CCB, o Encontro com escritor_ António Salvado e Maria de Lurdes Barata e "Chá com rimas", na Biblioteca FV, foram as atividades que marcaram o dia 18 de março.

O Encontro com escritor_ António Salvado e Maria de Lurdes Barata, na Biblioteca Egas Moniz, foi um momento em que a poesia de António Salvado elevou o espírito de todos os presentes e deixou a sedução poética nos jovens alunos.

O último dia desta intensa Semana da Leitura contou com as seguintes atividades: Cinema "O monstro em Paris", dirigido aos alunos do 1º ciclo; Cinema "A rapariga que roubava livros" e Cinema "O Clube dos poetas Mortos", para toda a comunidade escolar; IV Ciclo de Histórias, 1º ciclo, na CCB e Projeto SOBE Saúde Oral e Bibliotecas Escolares, 1º ciclo, Sra. da Piedade. Ainda neste dia, 20 de março, realizou-se um Peddy paper _ Museu de História Natural e Centro de Recursos, com os alunos do 7º A, na Escola Nuno Álvares.NA Semana-da-Leitura 06

A Semana da Leitura - 2015 ficou assim marcada por uma rica diversidade de atividades, por uma excelente participação ativa da comunidade escolar. Esperamos deste modo ter contribuído para um desenvolvimento de uma consciência de unidade do nosso Agrupamento e para a promoção do gosto pela leitura e pela cultura.

NA Semana-da-Leitura 07

 

NA Semana-da-Leitura 08NA Semana-da-Leitura 09NA Semana-da-Leitura 10NA Semana-da-Leitura 11