No dia 18 de maio, um grupo de alunos e professores 18 05 CCB Intercambio Espanhada Escola Cidade de Castelo Branco deslocou-se a Espanha para dar seguimento a um intercâmbio transfronteiriço com os parceiros espanhóis do Instituto de Enseñanza Secundaria Jálama, de Moraleja.

Depois de, em abril, a escola albicastrense ter recebido o IES Jálama, foi agora a vez de uma comitiva portuguesa retribuir a visita aos seus congéneres. Em Moraleja, conheceram as instalações da escola e puderam contactar com os seus parceiros, num momento de confraternização que lhes permitiu trocar experiências, estimular o gosto e a curiosidade pela cultura do país vizinho e desenvolver competências comunicativas em contexto real, visto que todos os alunos que participam nesta iniciativa têm como segunda língua estrangeira o espanhol e o português. Se na Escola Cidade de Castelo Branco o ensino do espanhol está enraizado há quase duas décadas, também em Moraleja o número de alunos que estudam a língua lusa é bastante significativo.

A autarquia de Moraleja, através do seu presidente, também se associou à iniciativa, recebendo toda a comitiva na sede do município. O autarca Julio César Herrero deu as boas-vindas e apresentou este município da província de Cáceres, destacando nas suas palavras a natureza genuína das suas gentes e a forma como recebem quem os visita. Referiu-se também à importância deste intercâmbio transfronteiriço e enalteceu a iniciativa, fazendo votos para que esta relação se mantenha por muitos anos.

Do lado português, o professor Jorge Garcia agradeceu a todos aqueles que proporcionaram este encontro, ao presidente do município espanhol, ao diretor do IES Jálama e às professoras de português em Moraleja. «Estas iniciativas são muito enriquecedoras para alunos e professores, permitem a troca de experiências e vêm mostrar-nos que dos dois lados da fronteira há muito em comum, mas também algumas diferenças que se devem partilhar», disse o professor no salão de atos da autarquia. A terminar a sessão, Julio César Herrero ofereceu uma lembrança aos alunos portugueses e também alguns livros de autores e artistas moralejanos para a biblioteca da escola.

Já o IES Jálama visitou a Escola Cidade de Castelo Branco, no dia 27 de abril, tendo a visita iniciado com uma sessão de boas-vindas, presidida pelo diretor do agrupamento, professor António Carvalho, e pelo coordenador escola, professor José Carlos Oliveira, enriquecida com momentos musicais e poéticos, protagonizados por alunos dos dois lados da fronteira. Esta jornada de convívio e aprendizagem prosseguiu com a visita guiada ao Centro de Cultura Contemporânea e ao Jardim do Paço. Com início na Sé de Castelo Branco e o seu "terminus" no castelo, alunos e professores participaram na atividade intitulada "À descoberta da zona histórica de Castelo Branco". As atividades em Castelo Branco foram preparadas e acompanhadas pelos professores Jorge Garcia, Teodoro Prata, Andreia Valente, Mafalda Nunes e pelos colegas do IES Jálama: Paula Pais, Lorena Corchero Rodríguez e Antonio Cruz.